Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

sábado, 9 de outubro de 2010

EPILEPSIA EM SITUAÇÕES ESPECIAIS

EPILEPSIA EM SITUAÇÕES ESPECIAIS*

Referente a video aula 27
* Professor Li Li Min. Unicamp, 2010.



A epilepsia pode se manifestar de maneiras diferentes, muitas vezes de forma sensível de maneira que chega a passar desapercebida pelo professor. Não são todas as manifestações epilépticas caracterizadas por convulsões, existem aquelas caracterizadas pela ausência rápida da pessoa, que fica desligada por apenas alguns segundos. Neste caso, o professor deve estar atento ao comportamento de seus alunos, devido a estas ausências a criança pode apresentar problemas de aprendizagem, por perder momentos de aula. O maior problema da epilepsia na escola se refere ao estigma que se cria em torno da doença, existe muito preconceito e discriminação na escola. As crianças por não conhecerem acabam por se distanciar da criança epiléptica, cabe ao professor desenvolver o tema na sala de aula esclarecendo as razões e circunstâncias a respeito da epilepsia a fim de combater discriminações.

Clique aqui para ver a cartilha "Direitos da Criança com Epilepsia e Dificuldades Especiais"



Qual é a causa da Epilepsia?**

São muitas as causas possíveis da epilepsia mas, em mais de metade dos casos, não é possível determinar a causa precisa.

Algumas das causas conhecidas incluem traumatismo craniano, acidentes vascular-cerebrais, nascimento prematuro, doenças infecciosas, complicações do parto, desequilíbrios metabólicos ou utilização/privação de drogas.

Quando é possível identificar a causa específica diz-se que estamos perante uma epilepsia idiopática ou primária. Neste caso, as crises epilépticas aparecem normalmente pela primeira vez entre os 5 e os 20 anos de idade, mas podem surgir numa idade mais tardia.

Nas situaçãoes em que é possível conhecer a causa da epilepsia fala-se em epilepsia sintomática.

Fazem parte deste grupo as seguintes situações:

Anomalias congénitas ou lesões perinatais (na altura do nascimento) as quais podem causar crises epilépticas nos primeiros anos de vida.

Alterações metabólicas, como hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), que podem causar crises; são por vezes observadas em recém-nascidos e bebés. Na idade adulta, a privação de drogas/álcool pode também causar crises epilépticas, além de alterações metabólicas como a diabetes.

Os traumatismos podem provocar crises epilépticas em todas as idades. A epilepsia pós-traumática pode apresentar sintomas no período de 2 anos após a lesão.
Os tumores e as lesões podem causar crises epilépticas em todas as idades. As crises tendem a ser do tipo parcial/focal e envolvem as regiões frontal, temporal ou parietal.
As doenças vasculares podem provocar crises epilépticas, sobretudo depois dos 60 anos de idade.
Doenças como a de Alzheimer podem ser igualmente a causa de crises epilépticas.
As doenças infecciosas que afectam o cérebro, como a meningite bacteriana ou a encefalite herpética, podem causar crises epilépticas.

** Disponível em: http://mulher_epilepsia.queroumforum.com/viewtopic.php?t=10


Nenhum comentário:

Postar um comentário