PROJETOS*
Referente a video aula 14
A idéia de projeto está enraizada na noção de ação. A ação está relacionada ao homem, pois, está vinculada à racionalidade, à consciência humana. O homem tem a capacidade de projetar sua vida, seu futuro, de planejar. Para fazer alguma coisa, precisamos pensar, elaborar, racionalizar sobre.
O projeto envolve metas e objetivos, antecipação da ação, abertura, risco e criação e, principalmente, a ação do sujeito. Assim, ao planejar algo, ao criador é permitido fazer do seu jeito, de forma pessoal. Existem os projetos coletivos que refletem o pensar de um determinado grupo.
Os projetos na escola não são diferentes, envolvem racionalidade e subjetividade. Envolve sonhos, ilusões, utopias e esperanças que o professor idealiza a respeito do seu aluno e, envolve também, a parte operacional que deve ser constítuido de planejamento técnico, avaliação e trajetória.
Para que o projeto escolar seja real e significativo, isto é, para que se concretize, sai do papel e resulte em frutos de aprendizagem, o professor, antes de tudo, precisa idealizar sobre o seu aluno, pensar sobre as suas habilidades, capacidades, limites, reais condições e conhecimentos para saber, então, onde se quer chegar. Neste ponto é importante sonhar um pouco, não desacreditar do que o seu aluno pode fazer ou pode vir tornar-se a ser.
Á partir dai, estabelecer as metas reais, o planejamento para se alcançar tais metas, os caminhos que serão traçados para tal, o método avaliativo mais adequado e, se preciso, redefinir métodos durante o percurso se for preciso.
Os projetos estão associados à valores, pois, o professor mede o que vale mais ou menos, o que deve ser cultivado no aluno ou não, o que deve ser transformado ou não. O professor tem o poder de fazer juízo de valores, o que é um ponto muito delicado do projeto. Este movimento valorativo envolve capacidade reflexiva e crítica para se determinar os caminhos e temas propostos. Para tanto, é necessário um entendimento tal da sociedade, do meio em que o aluno vive, para que este projeto seja realmente significativo para o aluno e para sua formação.
Desta forma os projetos se relacionam com a interdisciplinaridade, à medida que esta própria está relacionada à temas de éticos e de valores. Além de que, são temas que só possuem efetivo significado quando trabalhados além das disciplinas.
* Professor Nilson Machado. Video aula 14. USP, 2010.
site www.nilsonjosemachado.net
A idéia de projeto está enraizada na noção de ação. A ação está relacionada ao homem, pois, está vinculada à racionalidade, à consciência humana. O homem tem a capacidade de projetar sua vida, seu futuro, de planejar. Para fazer alguma coisa, precisamos pensar, elaborar, racionalizar sobre.
O projeto envolve metas e objetivos, antecipação da ação, abertura, risco e criação e, principalmente, a ação do sujeito. Assim, ao planejar algo, ao criador é permitido fazer do seu jeito, de forma pessoal. Existem os projetos coletivos que refletem o pensar de um determinado grupo.
Os projetos na escola não são diferentes, envolvem racionalidade e subjetividade. Envolve sonhos, ilusões, utopias e esperanças que o professor idealiza a respeito do seu aluno e, envolve também, a parte operacional que deve ser constítuido de planejamento técnico, avaliação e trajetória.
Para que o projeto escolar seja real e significativo, isto é, para que se concretize, sai do papel e resulte em frutos de aprendizagem, o professor, antes de tudo, precisa idealizar sobre o seu aluno, pensar sobre as suas habilidades, capacidades, limites, reais condições e conhecimentos para saber, então, onde se quer chegar. Neste ponto é importante sonhar um pouco, não desacreditar do que o seu aluno pode fazer ou pode vir tornar-se a ser.
Á partir dai, estabelecer as metas reais, o planejamento para se alcançar tais metas, os caminhos que serão traçados para tal, o método avaliativo mais adequado e, se preciso, redefinir métodos durante o percurso se for preciso.
Os projetos estão associados à valores, pois, o professor mede o que vale mais ou menos, o que deve ser cultivado no aluno ou não, o que deve ser transformado ou não. O professor tem o poder de fazer juízo de valores, o que é um ponto muito delicado do projeto. Este movimento valorativo envolve capacidade reflexiva e crítica para se determinar os caminhos e temas propostos. Para tanto, é necessário um entendimento tal da sociedade, do meio em que o aluno vive, para que este projeto seja realmente significativo para o aluno e para sua formação.
Desta forma os projetos se relacionam com a interdisciplinaridade, à medida que esta própria está relacionada à temas de éticos e de valores. Além de que, são temas que só possuem efetivo significado quando trabalhados além das disciplinas.
* Professor Nilson Machado. Video aula 14. USP, 2010.
site www.nilsonjosemachado.net
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