O CONCEITO DE TRANSVERSALIDADE*
Referente a video aula 5
A ciência promoveu grandes avanços através dos movimentos da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Porém, os caminhos da transversalidade buscam romper com a fragmentação do pensamento.
Uma questão importante a ressaltar, é a quem a ciência se destina, embora represente grandes avanços, percebe-se que estes são destinados à uma pequena parcela da sociedade. A ciência não investe de fato para atender à parcela mais carente da população.
A escola, enquanto instituição educadora, está a serviço de quem? Infelizmente, percebe-se que esta, assim como o movimento científico, haja vista sua estreita relação com este, tem se destinado à favorecer, também, a uma parcela favorecida da população.
São objetivos presentes no Projeto Político Pedagógico de qualquer escola a instrução de conteúdos definidos por cada cultura e sociedade, bem como, a formação ética e moral para a cidadania. Porém, nos deparamos com professores que se limitam às suas disciplinas sistematizadas, enquanto a formação ética e moral fica por conta do currículo oculto, não havendo um projeto declarado, com objetivos claros sobre tais temas.
À escola contemporânea foi incumbido o papel de formadora integral dos sujeitos, cabe à escola formar para a cidadania e a ética. Se os pais estão ocupados demais trabalhando - fruto do modo de produção capitalista (acumulação flexível) - a escola tem de assumir tal responsabilidade.
Com isto surge um problema e desafio para a escola: a formação dos professores para atender a tais demandas.
A idéia de transversalidade ajuda á romper com essa disciplinarização dos conteúdos.
Transversalidade nada mais é do que temáticas que atravessam, que perpassam os diferentes campos do conhecimento. Porém, para atender a esta demanda social, não trata-se de qualquer temática, mas àquelas relacionadas à conceitos ético-político-sociais, atrelados para melhoria da sociedade e da humanidade.
Os temas transversais podem ser: voltados à educação em valores; voltados à respostas aos problemas sociais, conectar a escola à vida das pessoas; abertas à incorporação de novos problemas sociais.
Não há uma fórmula mágica que será entregue ao professor para que esse possa desenvolver com seus alunos temas éticos e morais que estejam acoplados à sua disciplina. Cabe ao profesor conhecer à seus alunos, à comunidade na qual a escola está inserida e reconhece-lá para que tais assuntos possam fazer parte de sua rotina em sala de aula.
Não é fácil, mas é um desafio.
*Professor Ulisses Araújo. Video Aula 5, USP, 2010.
Uma questão importante a ressaltar, é a quem a ciência se destina, embora represente grandes avanços, percebe-se que estes são destinados à uma pequena parcela da sociedade. A ciência não investe de fato para atender à parcela mais carente da população.
A escola, enquanto instituição educadora, está a serviço de quem? Infelizmente, percebe-se que esta, assim como o movimento científico, haja vista sua estreita relação com este, tem se destinado à favorecer, também, a uma parcela favorecida da população.
São objetivos presentes no Projeto Político Pedagógico de qualquer escola a instrução de conteúdos definidos por cada cultura e sociedade, bem como, a formação ética e moral para a cidadania. Porém, nos deparamos com professores que se limitam às suas disciplinas sistematizadas, enquanto a formação ética e moral fica por conta do currículo oculto, não havendo um projeto declarado, com objetivos claros sobre tais temas.
À escola contemporânea foi incumbido o papel de formadora integral dos sujeitos, cabe à escola formar para a cidadania e a ética. Se os pais estão ocupados demais trabalhando - fruto do modo de produção capitalista (acumulação flexível) - a escola tem de assumir tal responsabilidade.
Com isto surge um problema e desafio para a escola: a formação dos professores para atender a tais demandas.
A idéia de transversalidade ajuda á romper com essa disciplinarização dos conteúdos.
Transversalidade nada mais é do que temáticas que atravessam, que perpassam os diferentes campos do conhecimento. Porém, para atender a esta demanda social, não trata-se de qualquer temática, mas àquelas relacionadas à conceitos ético-político-sociais, atrelados para melhoria da sociedade e da humanidade.
Os temas transversais podem ser: voltados à educação em valores; voltados à respostas aos problemas sociais, conectar a escola à vida das pessoas; abertas à incorporação de novos problemas sociais.
Não há uma fórmula mágica que será entregue ao professor para que esse possa desenvolver com seus alunos temas éticos e morais que estejam acoplados à sua disciplina. Cabe ao profesor conhecer à seus alunos, à comunidade na qual a escola está inserida e reconhece-lá para que tais assuntos possam fazer parte de sua rotina em sala de aula.
Não é fácil, mas é um desafio.
*Professor Ulisses Araújo. Video Aula 5, USP, 2010.
Ao se limitar ou priorizar em repassar conteúdos desconectados da realidade vivenciada pelo aluno, o professor estará reproduzindo a sociedade extremamente injusta que temos.
ResponderExcluirAo se limitar ou priorizar em repassar conteúdos desconectados da realidade vivenciada pelo aluno, o professor estará reproduzindo a sociedade extremamente injusta que temos.
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