Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

domingo, 3 de outubro de 2010

TEMAS TRANSVERSAIS EM EDUCAÇÃO

TEMAS TRANSVERSAIS EM EDUCAÇÃO*

Referente a video aula 6


Cada cultura, cada comunidade pode selecionar os temas prioritários a serem trabalhados na escola, porém, a legislação - PCN's - orientam quanto às temáticas transversais: ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultura, orientação sexual, trabalho e consumo.

Dentre as formas de se trabalhar os temas transversais, temos duas diferentes concepções:

1ª) As disciplinas são o eixo vertebrador do currículo, ou seja, a escola continua organizada com base nas disciplinas tradicionais, organizando-se ao redor das disciplinas. Nesta concepção, pode-se apontar as seguintes formas de trabalho:
- com atividades pontuais (cada disciplina trabalha um tema);
- através de disciplinas, palestras, asessorias (recorrer a profissionais de diferentes áreas);
- com oferecimento de projetos interdisciplinares;
- a transversalidade deve estar incorporada nas práticas nas próprias disciplinas;
- quando a transversalidade é trabalhada como currículo oculto.

Embora esta concepção represente um avanço e uma possibilidade de se trabalhar com temas transversais, apresenta limitações quanto a sua forma de trabalho, pois, continua fragmentando o conhecimento nas disciplinas e, no caso de trabalho como currículo oculto, pode ainda, haver falta de intencionalidade e de sistematização quanto ao tema que se quer desenvolver.

2ª) As temáticas transversais são o eixo vertebrador do currículo. Os conteúdos tradicionais deixam de ser finalidade e passam a ser meio. As disciplinas se tornam instrumentos e as temáticas ponto de partida.

É importante relembrar que as temáticas transversais estão relacionadas à formação cidadã, promovem uma educação em valores.

Pode-se apresentar como metáfora para esta segunda concepção a idéia de redes, como busca pelo rompimento da compartimentalização do conhecimento.




Muitas escolas já têm descoberto alguns caminhos possíveis para se promover a transversalidade, trabalhando o mesmo tema em diferentes disciplinas dialogando entre si.


Para saber um pouco mais acesse:
Temas transversais em educação. Bases para uma educação integral
Maria Thereza C. C. de Souza



* Professora Valéria Arantes. Video aula 6. USP, 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário