Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM*

Referente a video aula 12


Mudança interna do indivíduo, deduzida de uma melhora relativamente
permanente em seu desempenho, como resultado da prática.
(Magill, 1984)


A aprendizagem é um processo de aquisição, de incorporação de um novo conhecimento e/ou comportamento, envolvendo interação. A aprendizagem é o foco do processo educativo, onde o professor é um co-autor e, é nesta interação que o aluno vai construindo e reconstruindo seus conhecimentos.

A aprendizagem envolve os seguintes processos:
- sensação: estímulo para aprender;
- atenção: necessária para receber a informação;
- concentração: fixação da atenção;
- percepção:responsável pela interpretação e codificação;
- memorização: retenção da informação;
- aprendizagem: resultado final da retanção e fixação da informação.

Existem diferentes teorias sobre tipos de aprendizagem:

Aprendizagem por habituação: informação simples, de fácil recordação. A premissa é que ocorra uma habitualidade aos estímulos de forma que a pessoa não reage à tudo que está no ambiente.

Aprendizagem sensorial ou por modelagem (A. Bandura): a aprendizagem se dá pela imitação social (relações sociais), por meio de exemplos.

Aprendizagem por condicionamento: consiste em emparelhar dois estímulos ao mesmo tempo, mostrar e explicar o exercício.

Aprendizagem por tentativa e erro: se uma resposta for seguida de recompensa será fortalecida.

Aprendizagem processual x declarativa:
- processual: através de tarefas que podem ser executadas sem atenção consciente (automático);
- declarativa: aprendiagem de tarefas que podem ser conscientes, lembradas (requerem atenção).

Domínio da Aprendizagem:

- Domínio cognitivo: conhecimentos, informações intelectuais;
- Domínio afetivo: sentimentos, emoções, atitudes;
- Domínios psicomotores: uso e coordenação dos músculos.


* Profesora Paula Fernandes. Video aula 12. Unicamp, 2010.


Entendendo como nosso alunos aprendem, podemos interagir de forma a estímular suas capacidades cognitivas. Cabe ainda salientar que, uma forma de aprendizagem muito significativa se faz na análise, reflexão e discussão sobre diversos temas. A aprendizagem não ocorre apenas no campo biológico, mas social. A formação crítica, ética e cidadã se faz com bases participativas. Somente na construção coletiva do saber, nosso aluno terá bases para questionar, duvidar e investigar o mundo e suas relações sociais.

Atualmente, com o processo de inclusão, nos deparamos em nossas salas de aula, com alunos que necessitam de algo mais do professor para avançar no processo de aprendizagem. No site do INES (Instituto nacional de educação de surdos) encontramos o seguinte texto:


1. O Processo de Aprendizagem

A aprendizagem é um fenômeno extremamente complexo, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. A aprendizagem é resultante do desenvolvimento de aptidões e de conhecimentos, bem como da transferência destes para novas situações.

O processo de aprendizagem é desencadeado a partir da motivação. Esse processo se dá no interior do sujeito, estando, entretanto, intimamente ligado às relações de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, seus professores e colegas. Nas situações escolares, o interesse é indispensável para que o aluno tenha motivos de ação no sentido de apropriar-se do conhecimento.

Essas observações se aplicam a qualquer educando, mas revestem-se de particular importância quando trata-se de alunos com necessidades educativas especiais, como é o caso de pessoas surdas. Cabe aos educadores proporcionar situações de interação tais, que despertem no educando motivação para interação com o objeto do conhecimento, com seus colegas e com os próprios professores. Porque, embora a aprendizagem ocorra na intimidade do sujeito, o processo de construção do conhecimento dá-se na diversidade e na qualidade das suas interações. A ação educativa da escola com esse alunado deve incluir: conteúdos curriculares específicos, como suporte e complementação ao trabalho a ser desenvolvido em sala de aula com os currículos regulares de modo a atingir os objetivos traçados. Torna-se também indispensável oferecer aos alunos surdos condições para interagir com o "mundo ouvinte", despertando neles interesses, necessidades e desejo de se apropriarem do saber e do saber fazer.

Disponível em: http://www.ines.gov.br/ines_livros/32/32_001.HTM



Nossas atitudes têm corroborado para uma aprendizagem efetiva
de nossos alunos?






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