CONHECIMENTO: REDE DE SIGNIFICADOS*
Referente a video aula 13
A forma como a escola está organizada é resultado do pensamento cartesiano desenvolvido no século XVII por Descartes. De acordo com este pensamento, para se compreender um fenômeno, deve-se separar as partes para, então, estudá-las, num movimento que vai do simples para o complexo. Partindo deste pensamento, a escola passou a se organizar separando os conteúdos em disciplinas, fragmentando o conhecimento.
Embora o pensamento cartesiano represente um avanço nos estudos científicos, atualmente entende-se que este não é suficiente para a compreensaão de mundo. Uma vez que o entendimento sobre a criança e sua aprendizagem muda, deve-se também mudar a meneira de se trabalhar.
No pensamento cartesiano, tinha-se a idéia de que a criança iniciava sua aprendizagem na escola. Hoje, sabe-se que a criança interage com o meio e constrói hipóteses sobre este desde ainda muito pequena. E, quando chega a escola já possui uma bagagem de relações sociais e de hipóteses sobre diversos conhecimentos que a cercam.
Surge, então, a idéia de se trabalhar com redes. De forma metafórica, entende-se o trabalho em rede, como uma grande relação de significados. Diferente do pensamento cartesiano, a idéia de redes não trabalha com um único ponto de partida considerado simples, mas trabalha com vários pontos de interesse que dialogam entre si, permitindo maior liberdade na ánalise, discussão e construção do conhecimento.
Esta associada à idéia de rede a transdisciplinaridade, uma vez que, a diversidade de relações que compõem cada conhecimento segue um movimento que vai além das disciplinas, ou seja, os temas não se limitam a uma determinada aula ou disciplina, mas é tratado dialogiacamente entre elas, buscando pontos diferentes de interesse sobre o mesmo tema.
de conhecimento, relacionado
pontos de interesse.
* Professor Nilson Machado. Video aula 13. USP, 2010.
A forma como a escola está organizada é resultado do pensamento cartesiano desenvolvido no século XVII por Descartes. De acordo com este pensamento, para se compreender um fenômeno, deve-se separar as partes para, então, estudá-las, num movimento que vai do simples para o complexo. Partindo deste pensamento, a escola passou a se organizar separando os conteúdos em disciplinas, fragmentando o conhecimento.
Embora o pensamento cartesiano represente um avanço nos estudos científicos, atualmente entende-se que este não é suficiente para a compreensaão de mundo. Uma vez que o entendimento sobre a criança e sua aprendizagem muda, deve-se também mudar a meneira de se trabalhar.
No pensamento cartesiano, tinha-se a idéia de que a criança iniciava sua aprendizagem na escola. Hoje, sabe-se que a criança interage com o meio e constrói hipóteses sobre este desde ainda muito pequena. E, quando chega a escola já possui uma bagagem de relações sociais e de hipóteses sobre diversos conhecimentos que a cercam.
Surge, então, a idéia de se trabalhar com redes. De forma metafórica, entende-se o trabalho em rede, como uma grande relação de significados. Diferente do pensamento cartesiano, a idéia de redes não trabalha com um único ponto de partida considerado simples, mas trabalha com vários pontos de interesse que dialogam entre si, permitindo maior liberdade na ánalise, discussão e construção do conhecimento.
Esta associada à idéia de rede a transdisciplinaridade, uma vez que, a diversidade de relações que compõem cada conhecimento segue um movimento que vai além das disciplinas, ou seja, os temas não se limitam a uma determinada aula ou disciplina, mas é tratado dialogiacamente entre elas, buscando pontos diferentes de interesse sobre o mesmo tema.
Cada ponto na imagem está ligado à
outro representando a idéia de redede conhecimento, relacionado
pontos de interesse.
* Professor Nilson Machado. Video aula 13. USP, 2010.
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