INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO
Referente a video aula 10
A interdisciplinaridade surgiu como um chamado para que as disciplinas não mudassem os seus projetos, mas se tornassem mais fortes. Foi um movimento racionário contra a fragmentação das disciplinas. Nesta abordagem, inter, questões sobre valores são trabalhadas de forma a atravessar as disciplinas, estas são integradas para que um tema que não está no currículo seja trabalhado.
Os alunos trabalham em grupos e desenvolvem pesquisas e projetos com a orientação dos professores. Com base neste trabalho, é possível construir um currículo mais regionalizado. A escola precisa fazer a ponte entre a interdisciplinaridade e a transversalidade, é necessário fortalecer o primeiro para se chegar ao segundo.
Tanto o conceito de inter quanto o de trans estão em contraposição ao pensamento do século XVII. Descartes istematizou o pensamento em unidade do conhecimento, a ciência é pelo método racional, análise e síntese dos fenômenos naturais. Este pensamento é composto por 4 regras: dividir o fenômeno, analisar as partes simples, reconstituir por ordem, à partir do simples para o mais complexo.
Edgar Morin (filósofo) se opõe à Descartes, afirmando que, ao simplificar, ao separar, inevitavelmente mutila-se o conhecimento.
A educação ensina a separar mas não a religar as partes.
O trabalho interdisciplinar e transversal contribui para uma análise e reflexão mais ampla sobre qualquer tema, pois, agrega os saberes das diversas áreas do conhecimento de forma dialógica. Veja o depoimento de uma professora sobre projeto interdisplinar com documentário, clique no link abaixo:
A interdisciplinaridade surgiu como um chamado para que as disciplinas não mudassem os seus projetos, mas se tornassem mais fortes. Foi um movimento racionário contra a fragmentação das disciplinas. Nesta abordagem, inter, questões sobre valores são trabalhadas de forma a atravessar as disciplinas, estas são integradas para que um tema que não está no currículo seja trabalhado.
Os alunos trabalham em grupos e desenvolvem pesquisas e projetos com a orientação dos professores. Com base neste trabalho, é possível construir um currículo mais regionalizado. A escola precisa fazer a ponte entre a interdisciplinaridade e a transversalidade, é necessário fortalecer o primeiro para se chegar ao segundo.
Tanto o conceito de inter quanto o de trans estão em contraposição ao pensamento do século XVII. Descartes istematizou o pensamento em unidade do conhecimento, a ciência é pelo método racional, análise e síntese dos fenômenos naturais. Este pensamento é composto por 4 regras: dividir o fenômeno, analisar as partes simples, reconstituir por ordem, à partir do simples para o mais complexo.
Edgar Morin (filósofo) se opõe à Descartes, afirmando que, ao simplificar, ao separar, inevitavelmente mutila-se o conhecimento.
A educação ensina a separar mas não a religar as partes.
O trabalho interdisciplinar e transversal contribui para uma análise e reflexão mais ampla sobre qualquer tema, pois, agrega os saberes das diversas áreas do conhecimento de forma dialógica. Veja o depoimento de uma professora sobre projeto interdisplinar com documentário, clique no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário