Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO

INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO

Referente a video aula 10

A interdisciplinaridade surgiu como um chamado para que as disciplinas não mudassem os seus projetos, mas se tornassem mais fortes. Foi um movimento racionário contra a fragmentação das disciplinas. Nesta abordagem, inter, questões sobre valores são trabalhadas de forma a atravessar as disciplinas, estas são integradas para que um tema que não está no currículo seja trabalhado.

Os alunos trabalham em grupos e desenvolvem pesquisas e projetos com a orientação dos professores. Com base neste trabalho, é possível construir um currículo mais regionalizado. A escola precisa fazer a ponte entre a interdisciplinaridade e a transversalidade, é necessário fortalecer o primeiro para se chegar ao segundo.

Tanto o conceito de inter quanto o de trans estão em contraposição ao pensamento do século XVII. Descartes istematizou o pensamento em unidade do conhecimento, a ciência é pelo método racional, análise e síntese dos fenômenos naturais. Este pensamento é composto por 4 regras: dividir o fenômeno, analisar as partes simples, reconstituir por ordem, à partir do simples para o mais complexo.

Edgar Morin (filósofo) se opõe à Descartes, afirmando que, ao simplificar, ao separar, inevitavelmente mutila-se o conhecimento.

A educação ensina a separar mas não a religar as partes.

O trabalho interdisciplinar e transversal contribui para uma análise e reflexão mais ampla sobre qualquer tema, pois, agrega os saberes das diversas áreas do conhecimento de forma dialógica. Veja o depoimento de uma professora sobre projeto interdisplinar com documentário, clique no link abaixo:

Lúcia Vilas Bôas - interdisciplinaridade




Nenhum comentário:

Postar um comentário