Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

sábado, 9 de outubro de 2010

PRÁTICA DE PROJETOS E TRANSVERSALIDADE EM SALA DE AULA

QUESTÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR*

Referente a video aula 21
* Professora Brigitte Haertel. USP, 2010

Os temas transversais são, para o professor, a oportunidade de realizar um reflexão sobre os aspectos culturais existentes em nossa sociedade. Propicia, também, ao professor a oportunidade de pensar, na elaboração do Projeto Político Pedagógico, sobre o que espera de seu aluno, sobre que tipo de sujeito quer formar, com que características éticas.

Nossa sociedade e também nós educadores, somos tradicionalmente sexistas e, se o somos, o fazemos sem perceber, pois, fomos também educados assim e agimos em nossa prática docente da mesma maneira.

A questão de gênero se insere nesta discussão, pois, historicamente, vemos a sociedade ser predominantemente patriarcal neste processo histórico. As lutas por direitos iguais, por legitimidade da mulher na sociedade ainda continua, entre outras discussões referente ao gênero.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, no capítulo que trata de temas transversais, apresenta a questão do gênero como tema proposto de trabalho. São os seguintes eixos apresentados pelo PCN em relação aos temas transversais:

- Ética;
- Pluralidade cultural;
- Meio ambiente;
- Saúde;
- Orientação sexual;
- Temas locais.

A Pedagogia de Projetos tem no seu percurso os seguintes passos: selecionar o tema transversal a ser trabalhado, contar com a adesão voluntária do corpo docente e elaborar o projeto interdisciplinar. No projeto, as questões de gênero podem ser trabalhadas em três diferentes eixos (ética, orientação sexual e diversidade cultural), a escolha do eixo de trabalho deve estar associada à idade dos alunos atendidos na escola.


Olhe a imagem ao lado, sempre que nos referimos ao gênero fazemos algum tipo de separação, observe as cores utilizadas para o sexo feminino e para o masculino. Criamos, culturalmente e historicamente esteriótipos para mulher e homem. Nas escolas como temos organizados as filas de alunos, separando em meninas e meninos? Devemos repensar nossos próprios conceitos, para, então, repensar a sociedade que queremos.






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