Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

sábado, 9 de outubro de 2010

AVC

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL*

Referente a video aula 22
* Professor Li Li Min. Unicamp, 2010.

Acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral, é um nome carregado de significado. Acidente quer dizer acontecimento inesperado que, na maioria das vezes, envolve dano e sofrimento. Vascular refere-se a vasos e esse acidente se chama vascular cerebral porque acomete uma das artérias que irrigam o cérebro danificando a área por ela irrigada. Existem dois grandes grupos de acidentes vasculares cerebrais: os isquêmicos e os hemorrágicos.

O cérebro é uma estrutura altamente vascularizada. Inúmeras artérias se ramificam no interior do tecido cerebral para levar oxigênio e as substâncias nutrientes necessárias para seu o funcionamento adequado. Quando uma dessas artérias sofre oclusão, o território que deveria ser irrigado por ela entra em processo de anóxia, ou seja, de falta de oxigênio e muitas células, principalmente muitos neurônios, morrem. Esses eventos caracterizam o acidente vascular cerebral isquêmico. Já o hemorrágico acontece quando uma artéria se rompe e o sangue que deixa escapar dá origem a um hematoma, ou coágulo, que provoca sofrimento no tecido cerebral.

Como cada área do cérebro coordena determinada função do organismo, os sintomas provocados pelo AVC são muito variáveis. Vão desde alterações motoras evidentes - a pessoa perde o movimento do braço ou entorta a boca - até alterações cognitivas e da memória, da visão e da audição muito sutis que podem até passar despercebidas pelo paciente ou por quem está perto dele. No entanto, os sintomas se instalam sempre abruptamente, podem regredir ou mesmo desaparecer depois de algum tempo.

Clique na imagem para ampliar

Qualquer que seja o caso, sejam intensos ou transitórios os sintomas, procurar atendimento médico-hospitalar imediato é fundamental para o resultado do tratamento.

Texto disponível em: http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/644/acidente-vascular-cerebral---avc




Clique no link abaixo e assista a um video explicativo sobre AVC

ACIDENTE VACULAR CEREBRAL


O AVC aparece no topo do ranking das causas de morte entre os brasileiros. Cuidados com a saúde e combate ao sedentarismo podem previnir a doença. Para tanto, hábitos precisam ser mudados e isto deve ser feito desde cedo. Quanto antes conscientizarmos nossos alunos a respeito, mais chances terão de se prevenir contra os fatores de risco. O AVC deve ser incorporado aos projetos transversais na escola, propiciando aos alunos debates e reflexões acerca da doença, de suas principais causas e métodos preventivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário