Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

sábado, 9 de outubro de 2010

SENTIMENTOS E AFETOS COMO TEMA TRANSVERSAL

SENTIMENTOS E AFETOS COMO TEMA TRANSVERSAL*

Referente a video aula 20
*Professora Drª Valéria Arantes. USP, 2010


Quando pensamos em formação cidadã, pensamos em uma formação que, entre outras coisas, construa nos sujeitos características éticas motivadas pelo respeito ao próximo. O respeito, a convivência são reproduzidas no campo dos sentimentos e da afetividade. Um só pode respeitar o outro se o compreende e se for capaz de sensibilizar-se com este. Embora sejam questões que parecem lógicas ao ser humano, têm se mostrado frágeis em nossa sociedade.

Segundo a professora Valéria Arantes, para incorporar os sentimentos e afetos no cotidiano escolar é preciso transformá-los em objeto de ensino, em objeto de conhecimento. As situações do cotiano dos alunos são ponto de partida e de chegada para um trabalho transversal que aborde tais temas.

Quando tratamos de sentimentos e afetos em projetos transversais, não podemos nos deter em pensar apenas na dimensão das relações interpessoais entre alunos ou no convívio com outros, a questão deve se tornar mais ampla, mais social.

Para entender um pouco mais sobre como abordar temas relacionados a sentimentos e afetos, três conceitos são importantes: valores, autoestima e autoconhecimento.

- Valores: segundo Piaget, são trocas afetivas que o sujeito realiza com o meio exterior. O sujeito projeta sentimento positivo sobre algo. O valor nem sempre é positivo, tem valor sobre algo que gosto e contra-valor sobre algo que não gosto. O valor está, aqui, relacionado ao juízo que faço das coisas.

- Autoestima: fundamental para o processo de formação cidadã, uma vez que etá relacionada á busca pela felicidade. O jovem que não tem autoestima acaba por desencadear um processo de autodestruição. Autoestima é a imagem de si próprio, é como o sujeito se vê, que tipo de sentimentos projeta de si mesmo, que valor faz de si.

- Autoconecimento: é o processo de auto regulação que o sujeito constrói que contribui para sua conduta. Tomar consciência do próprio sentimento, de seus valores é necessário para se ter uma conduta de acordo com o que pensa e acredita. Como um sujeito pode ser autonômo se não abe do que gosta, o que pensa, o que deseja para si. Infelizmente vivemos numa sociedade em que as idéias são condicionadas e fortemente motivadas pela grande mídia em acordo com o mercado de produtos, que constroém sentimentos, comportamentos e atitudes que, na maioria das vezes, não condiz com a realidade dos sujeitos.

Elaborar projetos que tratem de sentimentos e afetos, não é apenas discutir como os alunos se sentem em relação à algo, mas é trabalhar com experiências diferentes (dos próprios alunos), discutindo como isso os afeta e como os mesmos sentimentos são desencadeados por diferentes motivos. É, ainda, fazer relação com o mundo e com suas problemáticas, agregando ao trabalho, as leis de direito das crianças, da mulher, da família. É discutir o que é justo, o que não é justo, o que é certo ou não e, o mais importante, o "por quê" de tudo isso.

Para concluir o trabalho, apresentar propostas que visem a amenização ou resolução dos problemas, pois, apenas construindo hipóteses éticas formaremos cidadãos éticos e com valores.





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