Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

OS CAMINHOS DA INTERDISCIPLINARIDADE

OS CAMINHOS DA INTERDISCIPLINARIDADE*

Referente a video aula 2


Os caminhos da interdisciplinaridade passam por uma organização do conhecimento científico. O sociólogo francês Edgar Morim apresenta, em seus estudos, um pensamento simplificador da sistematização da ciência, este possui três princípios:

1º) Disjunção: trata-se da separação entre os diversos tipos de conhecimentos. Separando os diversos tipos de conhecimentos, cria-se as disciplinas. Este pensamento vem do filósofo Descartes, separa-se o todo para estudar o mesmo fenômeno fragmentado nas diversas disciplinas.

2º) Redução: analisa parte como se fosse o todo, do complexo ao simples.

3º) Abstração: é a formalização e matematização da ciência.

Em suma, divide o todo em partes e, assim, pode-se detalhar melhor o conhecimento. O problema do pensamento simples ou simplificador está em querer justificar / explicar o todo por uma parte.

Superação da disciplinaridade

TRANSDISCIPLINARIDADE: referem-se à temáticas que ultrapassam a própria articulação entre as disciplinas. Extrapola qualquer disciplina em si.

MULTIDISCIPLINARIDADE: ocorre quando um determinado fenômeno a ser analisado solicita o aporte de várias disciplinas para explicá-lo. Não existe diálogo entre as disciplinas e os profissionais. Cada um analisa dentro do seu campo de atuação sem dialogar com os demais profissionais.

INTERDISCIPLINARIDADE: quando um fenômeno é estudado por duas ou mais disciplinas, porém, há o dialógo entre os envolvidos. Faz-se a leitura a partir da sua disciplina e dialoga com as demais. Caracteriza por relações mais fortes e estreitas entre as disciplinas.

No entanto, o que temos é uma escola cujos padrões ainda estão estreitamente ligados à padrões passados, o professor, seus alunos, sua sala de aula. O professor entra na sala, fecha a porta e não quer ser incomodado. Não há o diálogo. O movimento de interação com as demais áreas do conhecimento só vem a favorecer a aprendizagem e a construção de conhecimento dos alunos, que poderão, à partir daí, construir uma visão ampla da realidade e a relação existente entre as diversas áreas do conhecimento.

* ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. Os caminhos da interdisciplinaridade. Video Aula 2, curso de pós-graduação, USP Leste - UNIVESP, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário