Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

NEUROANATOMIA FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO

FUNÇÕES CORTICAIS E SISTEMAS SENSORIAIS*

Referente a video aula 7

Sistemas sensoriais

Os sistemas sensoriais captam as informações do meio ambiente, levando a sensação ao cérebro onde, esta é codificada transformando-se em percepção. É por meio dos sistemas sensoriais que interagimos com o meio esterno.

São receptores dos sistemas sensoriais os seguintes:

- Visão;
- Audição;
- Gustação;
- Olfato;
- Tato.



É por meio destes receptores que reconhecemos o meio ambiente. Estes levam as informações ao cérebro para que sejam codificadas. O processo de organizar e interpretar os dados captados é denominado percepção.

No processo de percepção, o cérebro manipula as informações de modo à interpretar conforme o conhecimento prévio e estruturas cognitvas do sujeito. A percepção é um fenômeno dinâmico, que associa as informações de acordo com a memória, dependendo de vários fatores cognitivos.

A percepção, ainda, muda no decorrer da vida, se desenvolve e, é influenciada pela motivação, pelas emoções, pelas expectativas, pelo estado de humor, etc.

Tais dados nos levam a refletir sobre nossos alunos. Se a percepção de mundo se dá pela captação de informações através de receptores sensoriais e, se esta percepção está associada a fatores motivacionais, que instrumentos e recursos podemos nos utilizar para influenciar de forma positiva tal percepção de mundo? Que caminhos temos, enquanto educadores, para potencializarmos nossos esforços em favor da aprendizagem de nossos alunos?

Antes de tudo precisamos conhecer nosso alunos, saber identificar suas limitações e habilidades, para, então, criar situações que lhe sejam desafiadoras. A mente humana reage mediante desafios e, somente diante destes que ela entra em conflito pra elaborar novos conhecimentos.

Para criar situações desafiadoras é preciso saber até onde meu aluno pode chegar sozinho, para lhe propiciar situações novas, que exijam dele novas atitudes.

Para entender um pouco mais sobre a relação entre sistemas sensoriais e interação com o meio ambiente, assista esse vídeo no youtube, clique no texto abaixo:




* Profesor Li Li Mi. Video aula 7. Unicamp, 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário