ESTRATÉGIA DE PROJETOS E A CONSTRUÇÃO DA REDE*
Referente a video aula 24
* Professor Ricardo Pataro. USP, 2010.
A elaboração de projetos deve seguir as seguintes etapas:
- Tem inicio com a escolha do grande tema que deve ser transversal;
- Aproximação ao grande tema: levar aos alunos informações, imagens, dados sobre o grande tema. Isto possibilitará aos alunos escolherem as temáticas de pesquisa;
- Escolha da temática: os alunos escolhem as temáticas específicas que gostariam de estudar;
- Elaboração das perguntas do projeto: os alunos relacionam as questões de interesse quanto as temáticas escolhidas;
- Planejamento docente: o professor seleciona os conteúdos que farão parte do projeto. Os conteúdos deverão ser trabalhados de forma transversal. Os questionamentos dos alunos devem ser contemplados nos conteúdos;
- Busca de respostas: segue as atividades práticas de pesquisa, de análise e discussão sobre os conteúdos e registro das relações entre a pesquisa, os questionamentos e os conteúdos trabalhados.
Percebe-se que, ao seguir os passos apresentados, o professor ao escolher o grande tema, tem a possibilidade de encaminhar o projeto de forma que este aborde temas transversais que visem a formação ética, pautada em valores. Ao passo que, ao aproximar a temática aos alunos, propicia a estes a possibilidade de escolherem os assuntos que serão abordados dentro desta temática, o que provoca uma relação com a sua vivência e realidade, uma vez que o aluno irá expressar aquilo que o cerca em seu ambiente. O projeto torna-se, ao mesmo tempo, significativo para os alunos e um forte instrumento para o professor na formação cidadã dos mesmos.
* Professor Ricardo Pataro. USP, 2010.
A elaboração de projetos deve seguir as seguintes etapas:
- Tem inicio com a escolha do grande tema que deve ser transversal;
- Aproximação ao grande tema: levar aos alunos informações, imagens, dados sobre o grande tema. Isto possibilitará aos alunos escolherem as temáticas de pesquisa;
- Escolha da temática: os alunos escolhem as temáticas específicas que gostariam de estudar;
- Elaboração das perguntas do projeto: os alunos relacionam as questões de interesse quanto as temáticas escolhidas;
- Planejamento docente: o professor seleciona os conteúdos que farão parte do projeto. Os conteúdos deverão ser trabalhados de forma transversal. Os questionamentos dos alunos devem ser contemplados nos conteúdos;
- Busca de respostas: segue as atividades práticas de pesquisa, de análise e discussão sobre os conteúdos e registro das relações entre a pesquisa, os questionamentos e os conteúdos trabalhados.
Percebe-se que, ao seguir os passos apresentados, o professor ao escolher o grande tema, tem a possibilidade de encaminhar o projeto de forma que este aborde temas transversais que visem a formação ética, pautada em valores. Ao passo que, ao aproximar a temática aos alunos, propicia a estes a possibilidade de escolherem os assuntos que serão abordados dentro desta temática, o que provoca uma relação com a sua vivência e realidade, uma vez que o aluno irá expressar aquilo que o cerca em seu ambiente. O projeto torna-se, ao mesmo tempo, significativo para os alunos e um forte instrumento para o professor na formação cidadã dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário