Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

sábado, 9 de outubro de 2010

ESTRATÉGIA DE PROJETOS E A CONSTRUÇÃO DA REDE

ESTRATÉGIA DE PROJETOS E A CONSTRUÇÃO DA REDE*

Referente a video aula 24
* Professor Ricardo Pataro. USP, 2010.


A elaboração de projetos deve seguir as seguintes etapas:

- Tem inicio com a escolha do grande tema que deve ser transversal;

- Aproximação ao grande tema: levar aos alunos informações, imagens, dados sobre o grande tema. Isto possibilitará aos alunos escolherem as temáticas de pesquisa;

- Escolha da temática: os alunos escolhem as temáticas específicas que gostariam de estudar;

- Elaboração das perguntas do projeto: os alunos relacionam as questões de interesse quanto as temáticas escolhidas;

- Planejamento docente: o professor seleciona os conteúdos que farão parte do projeto. Os conteúdos deverão ser trabalhados de forma transversal. Os questionamentos dos alunos devem ser contemplados nos conteúdos;

- Busca de respostas: segue as atividades práticas de pesquisa, de análise e discussão sobre os conteúdos e registro das relações entre a pesquisa, os questionamentos e os conteúdos trabalhados.


Percebe-se que, ao seguir os passos apresentados, o professor ao escolher o grande tema, tem a possibilidade de encaminhar o projeto de forma que este aborde temas transversais que visem a formação ética, pautada em valores. Ao passo que, ao aproximar a temática aos alunos, propicia a estes a possibilidade de escolherem os assuntos que serão abordados dentro desta temática, o que provoca uma relação com a sua vivência e realidade, uma vez que o aluno irá expressar aquilo que o cerca em seu ambiente. O projeto torna-se, ao mesmo tempo, significativo para os alunos e um forte instrumento para o professor na formação cidadã dos mesmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário