Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DOENÇAS NEUROLÓGICAS

PANORAMA GERAL*

Referente a video aula 18
* Professor Li Li Min. Video aula 18. Unicamp, 2010


Embora a expectativa de vida do brasileiro tenha aumentado nos últimos anos, vemos que devido ao estilo de vida nas cidades grandes novas doenças têm surgido. Estas doenças estão relacionadas, em geral, à má alimentação, ao consumo de tabaco e sedentarismo.

Ranking 2000 - Ministério da Saúde**

1 Doenças do aparelho circulatório (AVC)

2 Sint., sinais e achad. anorm. Ex. clin. e laborat.

(mal definidas)

3 Neoplasias (tumores)

4 Causas externas de morbidade e mortalidade

5 Doenças do aparelho respiratório

6 Doenças endócrinas, nutricion. e metabolic.

7 Algumas doenças infecciosas e parasit.

8 Doenças do aparelho digestivo

9 Algumas afec. originadas no período perinatal

10 Doenças do aparelho geniturinário

** Disponível em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/capitulo3_sb.pdf


O AVC (acidente vascular cerebral) caracteriza-se como doença neurológica, pois, resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas.

As doenças neurológicas estão cada vez mais presentes entre nós, afetando não apenas aos idosos, mas também a jovens e crianças. Cada vez, um número maior de crianças portadoras de alguma doença neurológica chegam às escolas.

As doenças neurológicas mais comuns nas escolas, ou melhor, mais perceptíveis por estarem relacionadas à aprendizagem são: dixlexia, hiperatividade/TDAH, epilepsia, autismo, síndrome de asperger, síndromes genéticas, síndrome de down, síndrome de turner, síndrome de Klinefelter e síndrome do X-frágil.

Para o professor é importante conhecer e entender sobre a doença neurológica de seu aluno, pois, apenas reconhecendo esta poderá determinar o melhor caminho para o trabalho pedagógico e inclusão deste aluno.

"É importante que os professores tomem ciência do diagnóstico e do prognostico do aluno com
necessidades educativas especiais, entrevistem pais ou responsáveis para conhecer todo o
histórico de vida desse aluno, a fim de traçar estratégias conjuntas de estimulação família-escola".
(Maciel, 2000, pg. 55)***



***MACIEL, Maria Regina Cazzaniga. Portadores de Deficiência, a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 51-56, Abr/Jun. 2000.

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