Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CRESCIMENTO, MATURAÇÃO E PLASTICIDADE DO SN

CRESCIMENTO, MATURAÇÃO E PLASTICIDADE DO SN*

Referente a video aula 16

Fases do Crescimento - Crescimento e Desenvolvimento

Peso e Altura, Reflexos, Desenvolvimento, Adolescência, Particularidades, Perímetro Cefálico

Peso e Estatura

  1. O RNT pode perder até 10% do peso após o nascimento, e o RNPT de 15-20%.

  2. Peso normal ao nascimento: 2.500-3.500 g.

  3. SC - O lactente dobra seu peso com 4-5 meses e triplica com 1 ano.

  4. SC – Uma criança do sexo masculino que nasceu com 3.300g, alimentada ao seio, terá 7.500g entre: 6-7 meses (como ela dobra (6.600g) com 4-5 meses, deve ter levado 1-2 meses para conseguir mais 900g).

  5. SC - A estatura da criança dobra com 4 anos.

  6. TEP - A velocidade de crescimento/ano, na idade escolar é de: 6 cm/ano.

  7. A máxima velocidade de crescimento em peso e altura se obtém na gestação e adolescência.

Reflexos

  1. SC - O reflexos de Moro está presente com Ig: 28 semanas e desaparece com 3 meses.

  2. TEP - O reflexo de Babinski (preensão plantar) está presente imediatamente antes do nascimento, não desaparece até 12-16 meses, quando uma mielinização adequada acontece (é o último reflexo a desaparecer).

  3. TEP - Numa criança normal, aos 6 meses, o reflexo arcaico que ainda está presente é: preensão plantar (Babinski).

  4. TEP - A coordenação entre sucção e deglutição ocorre entre: 35-37 semanas de Ig (antes desta data a criança é incapaz de manter uma ação coordenada para sua alimentação oral eficaz).

Desenvolvimento

  1. 2 meses: sorri.

  2. 4 meses: muda de decúbito, sustenta a cabeça, vocalização social.

  3. 6 meses: fica sentado, inclinando-se para frente.

  4. 6-9 meses: começa a diferenciar rostos, expressões e vozes da sua família e demonstrar insegurança diante de estranhos.

  5. 7-10 meses: engatinha.

  6. 9–10 meses: segura a mamadeira, entende o próprio nome e o significado do não, bate palmas e emite fonemas como ma, pa e ta (sem significado específico).

  7. 9-12 meses: anda.

  8. 15 meses: corre, anda sozinha, sobe escadas engatinhando, segura uma colher, nomeia objetos familiares.

  9. 24 meses: verbaliza suas necessidades fisiológicas.

  10. 2 anos: associa 2 nomes.

  11. 5 anos: início da dentição permanente; desenha triângulo, reconhece 4 cores, conta até 10, imita tarefas domésticas.

  12. 7-10 anos: crescimento pondero estatural estável; tecido linfóide Ý , embora atinja o crescimento máximo na puberdade e ß a seguir.

  13. 12-13 anos todos os dentes são permanentes.

  14. TEP - 6-30 meses: período de individualização de uma criança.

  15. TEP - 3-4 anos: período de autonomia.

Adolescência - Meninas

  1. Característico do adolescente normal: tendência ao isolamento social.

  2. FESP – O 1° evento que ocorre quando as gônadas femininas são estimuladas pelas gonadotrofinas é: mamas em desenvolvimento.

  3. TEP - Existe uma ampla variação na época normal do surgimento das primeiras manifestações puberais, porém deve-se investigar os jovens que: aos 16 anos não entraram na menarca.

  4. TEP - Evento que prenuncia a menarca: fim do estirão de crescimento (a menarca ocorre 6-12 meses após o pico de crescimento estatural).

  5. TEP - Menina, 11 anos, com corrimento vaginal persistente, que não responde ao tratamento com creme de corticóides. Achados: nódulo mamário, algum pêlo pubiano e pequena quantidade de corrimento claro e inodoro. Esfregaço vaginal: muitas células epiteliais, raros PMN e muitos bacilos Gram-positivos. pH vaginal: 4. Conduta: reavaliar em 3 meses (Esta menina está no início da puberdade e o corrimento descrito é normal, refletindo a estimulação vaginal pelo estrogênio. Não há indicação para tratamento. Para os corrimentos vaginais amarelos e fétidos, encontrados nas meninas de 3-6 anos recomenda-se banho de acento. Muitas vezes são causados por irritação vaginal por banhos de banheira ou simplesmente por higiene inadequada).

  6. TEP - Quando ocorre a menarca (12 anos), sua velocidade de crescimento que começara a acelerar na telarca, já está ß . O crescimento praticamente cessa 2-3 anos após a menarca. A telarca (10 anos), precede a pubarca.

  7. TEP - Adolescente, feminina, 14 anos e 6 meses vem à consulta por que ainda não menstruou. Exame: sem anormalidades. Tanner: PP: 2 e M: 3. Dx: adolescente normal (A menarca só se inicia no M4 e pode ocorrer até os 16 anos).

  8. TEP - Menina, 15 anos, assintomática com amenorréia primária. A telarca ocorreu aos 14 anos, cresce 5cm/ano. Exame: peso no percentil 3, relação peso/altura no percentil 50, mamas no estágio III de Tanner, pêlo pubiano no estágio II. Exame ginecológico: normal. Hx familiar: mãe teve a menarca aos 16 anos. Causa da amenorréia: atraso puberal familiar (Como está jovem já está na puberdade ficam descartados as hipóteses disgenesia gonadal e deficiência de gonadotrofinas. A boa relação pondero-estatural afasta a possibilidade de anorexia nervosa, causa de amenorréia. Para um hipotireoidismo causar amenorréia primária, deveria também estar causando um Ý ponderal e uma velocidade de crescimento muito ß . A idade média da menarca é de 12,7 anos e neste caso está atrasada. Ocorre em geral, 2-3 anos após a telarca. No caso descrito deverá ocorrer aos 16 anos, como aconteceu com a mãe).

  9. TEP - Adolescente, 13 anos, com menarca há 2 anos e há 3 meses em amenorréia. Dx: gravidez (Irregularidades menstruais são muito comuns durante o 1º ano após a menarca, devido a ciclos anovulatórios e imaturidade hipotalâmico-hipofisário-gonadal. Amenorréia secundária é a ausência de menstruações por Ý 3 meses, após ciclos menstruais regulares. Em uma adolescente com padrão menstrual regular, cuja menarca aconteceu há 2 anos e que apresenta amenorréia secundária, a 1º hipótese Dx é gravidez).

  10. FESP - De acordo com os estágios de desenvolvimento da mama, segundo os critérios de Tanner, a menarca ocorre geralmente no estágio: M4.

Adolescência - Meninos

  1. USP – Os eventos pubertários no sexo masculino obedecem à seguinte seqüência: Ý volume testicular, Ý pênis, mudança da voz.

  2. TEP - Menino, 13 anos, de altura média, com obesidade, pênis infantil, testículo com 1,5cm, ausência de pêlos axilares ou pubianos. Dx: normalidade (esta é a descrição de um menino normal, pré-pubere).

  3. TEP - Rapaz, 13 anos, com ginecomastia e pênis pequeno. A ginecomastia surgiu há 6 meses. Exame físico: normal, exceto por obesidade moderada, ginecomastia bilateral e "pênis embutido". Estadiamento de Tanner: pêlos pubianos II, genitália III. Conduta: observar a evolução da ginecomastia por mais 1 ano (A ginecomastia é freqüente em adolescentes e na maioria dos casos, é transitória. A grande maioria ocorre no estágio 2 do desenvolvimento puberal, o que está de acordo com o caso em questão. Caso não haja regressão em 1 ano, e o fato estiver incomodando ao adolescente, estaria indicada a cirurgia. Não há, no relato, qualquer indício que sugira doença genética ou endócrina).

  4. TEP - Adolescente, 13 nos, com peso e estatura entre o percentil 5 e 10, Tanner: PP: 1 e G: 2. Melhor critério para acompanhamento: velocidade de crescimento.

Particularidades

  1. TEP - Uma das principais características do crescimento nos primeiros 6 meses de vida, é o maior acréscimo proporcional de: lipídeos.

  2. TEP - Lactente de 4 meses não aceita sopa de legumes. A mãe relata que a criança "cospe" todo o alimento, colocando-o para fora da boca, com movimentos antero-posteriores da língua. Explicação: falta de desenvolvimento motor adequado.

  3. Lactente pode ter estrabismo convergente normal até 4–6 meses.

  4. TEP, PUC – Criança, 3 anos, com gagueira de início recente. Desenvolvimento psicomotor: s.p. Conduta: gagueira é normal nesta idade e não requer nenhuma avaliação (Entre 2-4 anos, quando a criança está adquirindo rapidamente um novo vocabulário e gramática é comum a gagueira, que será considerada como um distúrbio da fala caso se prolongue até a idade escolar).

Curvas de Crescimento

  1. Percentil 60 significa que 60% das crianças da mesma idade estão abaixo deste peso.

  2. O Dx de baixa estatura significa que a estatura da criança se situa, para seu eixo e idade, entre os percentis: 10 e 25.

Perímetro Cefálico

  1. O perímetro cefálico é maior que o torácico até os 6 meses.

  2. TEP - Menino, nasceu com P: 3.200g, 50cm, PC: 35cm. Aos 4 meses o PC era de 42cm (percentil 50) e a fontanela anterior media 3x3cm. Aos 6 meses, o PC: 44cm (percentil 50), mas a fontanela anterior media 0,5x0,5cm. Desenvolvimento psicomotor: s.p. Conduta: considerar tudo normal (Pelos dados fornecidos, o crescimento do PC está se processando normalmente, ao longo do percentil 50. O tamanho da fontanela nestas condições não é importante. Deve-se continuar acompanhando o PC).

Fases do Crescimento

  • Prematuro: concepto nascido vivo, com 37 semanas ou menos.

  • Neonato: 0-28 dias

  • Lactente: 29 dias até 2 anos.

  • Pré-escolar: 2-7 anos

  • Escolar: 7-10 anos.

  • Adolescente: 10-20 anos.

Crescimento e Desenvolvimento

  • Peso: dobra: 4–5 meses; triplica: 1 ano; quadruplica: 2 anos.

  • Estatura: ao nascer: 50 cm; 1o semestre: 15 cm; 2o semestre: 10 cm; entre 1 e 3 anos: cresce 10 cm/ano; 4 anos: 1 metro.

  • Perímetro Cefálico: ao nascer: 34–35 cm; 1 ano: 10 cm; próximos 20 anos: 10 cm.

Adolescência – Meninas

  • Menarca: 10-16 anos; idade média: 12,7 anos; ocorre 2-3 anos após a telarca

  • Telarca: início: 8-13 anos; fim: 12,5-18,5 anos

  • Pubarca: início: 8-14 anos; fim: 12,5-16,5 anos

Adolescência – Meninos

  • Testículo: início: 10-13,5 anos; fim: 14,5-18 anos

  • Pubarca: início: 10-15 anos; fim: 14,5-18 anos

http://www.tudoresidenciamedica.hpg.ig.com.br/crescimentodesenvolvimento.htm



Fatores que podem interferir em um crescimento saudável.

Clique na imagem para ampliar



O Ministério da Saúde disponibiliza um livro em arquivo pdf sobre crescimento infantil, destacando suas características e cuidados para um desenvolvimento saudável. Disponível em:




* Professora Paula T. Fernandes e Professor Li Li Mi. Video aula 16. Unicamp, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário