Curso de Pós-Graduação "Ética, Valores e Saúde na Escola"

Este blog destina-se a compartilhar e discutir os conhecimentos e temas abordados no curso de pós-graduação "Ética, valores e saúde na escola" ministrado na USP Leste em parceria com a UNIVESP.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

SEMANA II

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES

Educação e Ética


Se se respeita a natureza do ser humano,
o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio
à formação moral do educando.
Paulo Freire, 1996

Falar em educação implica em falar em ética, pois, não há como existir uma prática educativa sem que haja princípios morais e éticos envolvidos. Primeiro é importante entender o que ética. Clique na imagem abaixo:

Na escola temos envolvidos no processo educativo muitos elementos sociais, haja vista os diversos grupos que se encontram nesta, temos os professores, a direção, os funcionários, os alunos, os pais e a comunidade, toda esta demanda de grupos, carregam consigo valores, costumes, hábitos, religiões, cultura, condição sócio-ecônomica diferentes.

O professor, ainda que inconcientemente, trabalha com valores morais em suas aulas, pois, em geral, os valores morais são constituídos por meio de exemplos, de atitudes e comportamentos. Isto ocorre devido ao presente e não discutido "currículo oculto", muito conhecido entre os professores e pouco trabalhado. A formação de valores éticos e morais em nossos alunos passam por comportamentos e atitudes éticas e morais expressas pelos professores, entretanto, a ética na escola não está presente apenas na formação de valores, mas no relacionemento dos professores com seus alunos.

O professor tem de ter a sensibilidade de entender a diversidade presente na escola e na comunidade em que esta está inserida, uma vez que, a escola está imersa em saberes e culturas tão diferentes, seja do senso comum ou cientifíca, o professor é o mediador de toda esta demanda de conflitos. Se o professor não tiver em si, ética, o bastante para mediar tais relações, a escola pode se tornar local de frustração e desinteresse para muitos alunos.

Saber ouvir e compartilhar experiências, saberes, valores, fatos sociais e políticos são o melhor caminho para se desenvolver a ética no seio da escola e na formação pessoal dos alunos.

A construção de valores nos educandos não são desenvolvidos apenas na esfera dos exemplos, mas também se constrói na esfera psicológica, por meio de projeções de sentimentos. Por exemplo, o aluno pode gostar ou não da escola, esta pode representar para ele algo positivo ou negativo, dependendo da forma com que ele é tratado na escola, se é respeitado ou não, se os assuntos lhe são significativos ou não.

A construção de valores na esfera psicológica está vinculada a afetividade, à projeção que a criança vai fazer dos elementos sociais, familiares e, também, escolares. Os sentimentos têm papel fundamental na formação de valores. Destacamos neste sentido a preocupação com "o que é importante para cada um", o que nossos alunos mais gostam? Ao o que dão mais valor?

Nas ruas, sabemos, que muitos dos nossos alunos têm contato com as mais diferentes influências, com traficante e usuários de drogas, com trabalhadores pais de famílias, com colegas de rua, com a igreja, com esporte, entre outros, são todos meios que mostram caminhos diferentes de se obter algo de valor, uma vez que, algo de valor pode ser qualquer coisa.

Assim, os valores vão se construindo por meio de sentimentos, a criança vai se defrontando com situações, exemplos, que ao analisar reté aquilo ou não, depende dos seus sentimentos. Outro fator importante, é que o processo de construção de valores não tem idade, os valores humanos podem ser mudados ou transformados ao longo da vida.

A escola, juntamente com a família, precisa determinar quais os valores que são importantes para serem trabalhados em seus projetos transversais e interdisciplinares.

Links dos conteúdos fornecidos pelo curso:
ARAUJO, U.F. A construção psicológica e social dos valores.



Bibliografia

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.




DISCIPLINA: SAÚDE E ESCOLA

Crescimento e Desenvolvimento Ponderal e hábitos alimentares

Ao longo do processo educativo, percebemos as mudanças no corpo e no cognitivo de nossos alunos. Percebemos que à medida que vai crescendo, desenvolve progressivamente sua maturação cognitva, tornando-se mais apta à algumas atividades, físicas, motoras e cognitivas.

O processo de crescimento inicia-se ainda na gestação e, ao longo da infância e da adolescência serão percebidas mudanças notáveis. Perceber e entender este processo é fundamental para que o professor tenha domínio das condições de seus alunos, de suas limitações, de suas probabilidades e dos desafios que poderá propor. O desenvolvimento físico não está separado do desenvolvimento cognitivo.

Para acompanhar o crescimento, pode-se utilizar os gráficos de crescimento e o IMC (Índice de massa corporal), assim, poderá analisar se a estatura e o peso estão de acordo com a idade. O crescimento é influenciado por atividades físicas, o sono e, principalmente, a alimentação. As doenças também podem influenciar negativamente o desenvolvimento de uma criança. Fatores genéticos, dna dos pais e, também fatores ambientais como higiene também influenciam no crescimento.



Percebemos que muitos dos fatores que influenciam no crescimento são temas que podem ser trabalhados na escola, como educação alimentar, higiene e saneamento, atividades físicas. Não por acaso, já configuram temas presentes no currículo escolar. Chamamos, então, a atenção dos professores para a importância desses temas na educação e o quanto tem relação direta com o bem estar do aluno e de sua família.

Acesse o link abaixo para saber mais sobre o IMC infantil


Os hábitos alimentares nos indivíduos são formados desde a sua infância, envolvendo fatores psicológicos, familiares e sociais. A alimentação não se resume a mera condição de suprir as necessidades físicas, mas há um envolvimento afetivo com o que se come.

Tal envolvimento com a alimentação acabou por gerar distúrbios alimentares, os mais comuns são obesidade, anorexia e bulimia. Isto ocorre por diversos motivos, mas no geral, no deparamos com situações sociais de rejeição ao próprio corpo, devido as condições expostas na sociedade como o dito "corpo perfeito". Nos deparamos então, com crianças insatisfeitas com seus corpos, entrando em dietas restritivas, há um descontrole do comportamento alimentar, a fim de alcançar um corpo idealizado.

Para saber mais acesse:





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